terça-feira, 30 de julho de 2013

Bertha Becker e a Amazônia

A obra de uma das maiores especialistas em região amazônica é a base para o INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia discutir ciência e políticas públicas


Agência Museu Goeldi - No dia 13 de julho de 2013, a ciência perdeu uma pesquisadora incansável, irrequieta e apaixonada pela Amazônia, região à qual dedicou 40 anos de estudo. Bertha Koiffman Becker faleceu aos 83 anos no Rio de Janeiro. Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciência, era uma das principais pensadoras brasileiras sobre a realidade amazônica e consultora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.

Homenagem – O INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia está realizando o ciclo de simpósios “Relações entre Ciências e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia” para discutir o planejamento para a Amazônia com base nas propostas de Bertha Becker e homenageá-la. Os eventos são parte do plano de divulgação do trabalho de Bertha, que ainda conta com um blog e DVD com a coletânea de seu trabalho. O primeiro simpósio ocorreu em janeiro de 2013 e o segundo está previsto para agosto deste ano.

As palavras da coordenadora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, parceira em artigos e amiga de Becker há 13 anos, Ima Célia Vieira (ecóloga do Museu Goeldi), ressaltam a importância da geógrafa como cientista e cidadã: “Bertha Becker era apaixonada pela Amazônia, região que ela escolheu para estudar e que dedicou a maior parte de sua carreira. Era incansável em seus trabalhos de campo, suas análises profundas sobre o território amazônico e o papel das cidades, e seus projetos para a região. Bertha sempre esteve preocupada em associar a ciência que fazia com políticas públicas, e o seu último projeto de pesquisa, era exatamente isso: analisar as suas propostas para a Amazônia e os impasses e desafios para a implementação dos projetos de desenvolvimento. Cultivamos uma grande amizade nos últimos 13 anos. Além da ausência imensa, ela nos deixa lembranças e imagens de momentos alegres e descontraídos, ensinamentos que seguirão em novas propostas de desenvolvimento para a região amazônica. Perdemos uma cientista que se pautou pela ética e amor à ciência e uma ativa cidadã. O seu legado científico é imenso, diversificado e acessível a todos que queiram estudar a sua obra”.

Contribuições à ciência - A geografia política pensada por Becker percebe a Amazônia como uma região complexa e estratégica para o país, para a qual ela propõe um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Em debate no Museu Goeldi, em 2010, ela lançou aos pesquisadores o desafio de se refletir sobre o desenvolvimento da Amazônia articulando o papel das cidades, a conservação das florestas e as dinâmicas territoriais amazônicas, durante a conferência inaugural deste INCT.

A geógrafa ressaltava a necessidade de conter o desmatamento na região, propondo atividades produtivas adequadas aos serviços ambientais proporcionados pela floresta e a exploração de produtos não madeireiros. Segundo ela, o fim do desmatamento só ocorreria com a atribuição de valor econômico à floresta em pé. Por isso, defendia o papel da rede urbana como centros estratégicos de cadeias produtivas e como ‘cinturão de blindagem flexível’ às matas densas.

Além disso, o planejamento territorial da Amazônia deveria considerar as múltiplas territorialidades pertencentes a esse espaço. Becker chamava atenção para os poderes e territórios multidimensionais, que se manifestam em diferentes escalas e afetam as ações de controle exercidas pelo Estado.

Bertha Becker atuou como consultora ad hoc em várias instituições científicas e participou do processo de elaboração de inúmeras políticas públicas relacionadas à região amazônica. O resultado de seu esforço junto a diversos setores da ciência brasileira, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi o delineamento do plano de ação e investimentos em ciência para a Amazônia. Sua proposta de promover "uma verdadeira revolução científica enfocada na biodiversidade nacional, e em especial na biodiversidade da Amazônia", é fonte de inspiração para diversos pesquisadores, unidos em torno  do que denominaram como “revolução beckeriana”.

Mesmo com a saúde frágil, lançou seu último trabalho em junho deste ano. A “Urbe Amazônida”, da editora Garamond, examina a história e o papel da urbanização amazônica, reforçando a urgência de um novo padrão de desenvolvimento regional.

Texto: Luena Barros

Remembering Bertha Becker

Paris, 23 July 2013 — Bertha Becker, a world-renowned researcher in the Amazon and member of the Future Earth Transition Team which designed the new 10-year programme for research on global sustainability, passed away on July 13, aged 82, in Rio de Janeiro.
A political geographer who dedicated her career to research in the field, Becker was a highly respected expert in geopolitics and land issues of the Amazon. She trained as a geographer at the National University of Brazil and did her PhD at the Federal University of Rio de Janeiro, where she has taught for the past four decades. Member of the Brazilian Society for the Advancement of Science (SBPC) and the Academia Brasileira de Ciencias (ABC), Bertha did postdoctoral studies in the Department of Urban Studies and Planning at the Massachusetts Institute of Technology (MIT). She was also vice-president of the International Geographical Union from 1996-2000.
She is fondly remembered by the global team of scientists led by Johan Rockström and Diana Liverman who worked for two years on the conceptual design and research framework for this ambitious programme.
“Bertha gave Diana and myself invaluable support throughout our work with the Transition Team, always sharing her wisdom and insight generously. A strong voice for global sustainability and development research has left us,”  said Rockström, who is Executive Director of the Stockholm Resilience Center.
“Bertha was a positive presence on the Transition Team, especially encouraging of our efforts to create a more interdisciplinary, international and innovative vision and was so happy that we launched Future Earth last summer at Rio+20 in her home city,” said Liverman, who is co-director of the Institute of the Environment at the University of Arizona.
Becker published about two dozen books and more than a hundred articles.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Homenagem do BNDES à Professora Bertha Koiffmann Becker

Queremos  deixar  registrado  nosso  imenso  sentimento  de  pesar  pelo
falecimento da querida Professora Bertha Becker, referência mundial da ciência
brasileira  na  área  da  geografia  política,  principalmente  nos  estudos  sobre  a
Amazônia e seus importantes aportes à pesquisa, planejamento e política. 
O BNDES  teve a honra e a satisfação de  recebê-la por  inúmeras vezes, para
ouvi-la  sobre  políticas  para  o  desenvolvimento,  com  ênfase  à  dinâmica
regional,  à  região Amazônica  e  às  oportunidades  para  seu  desenvolvimento.
Destacamos,  sobretudo,  o  valor  de  suas  contribuições  ao  articular  pesquisa
teórica e de campo com  formulações de políticas,  resultando em proposições
de modelos  alternativos  de  ocupação  do  território,  dentro  da  perspectiva  do
desenvolvimento  sustentável.  Seu  aporte  ao  BNDES  registra-se  através  da
participação em  reuniões e seminários com executivos de diversas unidades,
em  especial  das  Áreas  de  Planejamento,  Infraestrutura,  Meio  Ambiente,
Infraestrutura Social, Agropecuária, Inclusão Social e Recursos Humanos.
Três destaques principais recentes incluem suas contribuições (i) nas reuniões
que  deram  base  à  criação  e  estruturação  da  Área  de  Meio  Ambiente  e  do
Fundo Amazônia do BNDES,  realizados em abril a  junho de 2009, publicadas
em Amazônia em Debate: oportunidades, desafios e soluções, BNDES, 2010.
(ii)  no  Seminário  Amazônia:  Transformações,  Dilemas  e  Novas  Políticas  de
Desenvolvimento,  realizado em 23 de novembro de 2010; e  (iii) no seminário
realizado entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2010, e publicadas em A
Nova  Geração  de  Políticas  para  o  Desenvolvimento  Produtivo:
Sustentabilidade Social e Ambiental, CNI, 2012.
Nesse  ano  de  2013,  realizamos  também  no  BNDES  o  I  Simpósio  Relações
entre  Ciência  e  Políticas  Públicas:  Propostas  de  Bertha  Becker  para  o
Desenvolvimento  da  Amazônia,  em  16  de  janeiro,  organizado  pelo  Museu
Paraense  Emilio Goeldi  (MPEG/MCTI),  com  apoio  da  Secretaria  de Arranjos
Produtivos e  Inovativos e Desenvolvimento Regional e Local, do Gabinete da
Presidência do BNDES. Suas principais conclusões destacaram a  importância
de desenvolver políticas  inovadoras e  capazes de:  conter o desmatamento e proteger a sociobiodiversidade da região amazônica; mobilizar novos modos de
uso  da  terra  e  de  produção  que  reconheçam  o  valor  estratégico  desta
sociobiodiversidade;  e  de  gerar  benefícios  para  as  populações  regionais  e
locais. Como destacado pela homenageada, o cerne das políticas para o novo
padrão  de  desenvolvimento  econômico  é  superar  o  falso  dilema  da
conservação  entendida  como  preservação  intocável  versus  utilização  com
destruição. “É fundamental a criação de um novo modelo baseado no conceito
de ‘produzir para conservar’, no qual a dialética ciência e política não pode ser
ignorada”.
Nós  do  BNDES  somos  gratos  à  Professora  Bertha  por  transmitir  os
conhecimentos  e  as  preocupações  com  o  desenvolvimento  do  país  e  com  a
necessidade de valorizar as condições e culturas regionais de forma realmente
sistêmica e colocando a ciência, a  tecnologia e a  inovação como propulsoras
do  desenvolvimento  do  país  e  da Amazônia. Admiramos  particularmente  sua
grande  simpatia,  energia  e  compromisso  permanente  de  compartilhar
experiências  e  conhecimentos.  Essas  qualidades,  juntamente  com  seu  vasto
legado acadêmico e profissional, asseguram a inclusão da Professora Emérita
da  Universidade  Federal  de  Rio  de  Janeiro,  Bertha  K.  Becker  no  rol  dos
grandes brasileiros que merecem o reconhecimento das futuras gerações.
Acolham na  família e nos ambientes onde  trabalhou nossas mais  carinhosas
saudações e manifestos de admiração e solidariedade.


Luciano Coutinho – Presidente do BNDES

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Morre Bertha Becker, geógrafa defensora da Amazônia

A pesquisadora, referência em estudos ambientais relacionados à região amazônica, faleceu no último sábado (13), no Rio de Janeiro

por Débora Spitzcovsky
Eduardo Monteiro

bertha becker 
 Eduardo Monteiro

Bertha Becker
Faleceu no último sábado (13/07), na capital fluminense, a geógrafa Bertha Becker. Formada em 1952 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela se tornou referência em estudos ambientais, sobretudo relacionados à região amazônica.
Autora do livro Um Futuro para a Amazônia, lançado em 2008 em parceria com o geógrafo Cláudio Stenner, Becker era uma incansável defensora da Amazônia, apontando caminhos para garantir a preservação do bioma que passavam por mais conhecimento científico e maior promoção da economia verde.
Becker era ainda professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora honoris causa pela Universidade de Lyon III, na França, integrante da Academia Brasileira de Ciências e membro do conselho diretor da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.


Morre Bertha Becker, geógrafa defensora da Amazônia


A pesquisadora, referência em estudos ambientais relacionados à região amazônica, faleceu no último sábado (13), no Rio de Janeiro

por Débora Spitzcovsky
bertha becker
Eduardo Monteiro
Bertha Becker faleceu no último sábado (13/07), na capital fluminense, a geógrafa Bertha Becker. Formada em 1952 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela se tornou referência em estudos ambientais, sobretudo relacionados à região amazônica.
Autora do livro Um Futuro para a Amazônia, lançado em 2008 em parceria com o geógrafo Cláudio Stenner, Becker era uma incansável defensora da Amazônia, apontando caminhos para garantir a preservação do bioma que passavam por mais conhecimento científico e maior promoção da economia verde.
Becker era ainda professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora honoris causa pela Universidade de Lyon III, na França, integrante da Academia Brasileira de Ciências e membro do conselho diretor da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/morre-bertha-becker-geografa-defensora-da-amazonia-

terça-feira, 16 de julho de 2013


No link, "Perfil de Bertha K. Becker - No Coração da Floresta" publicado na Revista Ciência Hoje em outubro de 2010.


Morte de Bertha Becker deixa Brasil sem uma de suas maiores cientistas


 
 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Morre Bertha Becker, a cientista da Amazônia




Faleceu hoje em seu apartamento de Copacabana, no Rio de Janeiro, aos 83 anos, a geógrafa Bertha Koiffmann Becker, uma das mais destacadas cientistas brasileiras. Membro da Academia Brasileira de Ciência, professora emérita da Universidade Federal de Rio de Janeiro e agraciada com doutorado honoris causa e outras homenagens em muitos dos principais centros acadêmicos do mundo, Bertha Becker é referência por seus aprofundados estudos sobre Amazônia, com inúmeros livros e publicações.
A geógrafa estudou a fronteira móvel da agropecuária no Brasil desde a década de 60. Começou com o crescimento da pecuária no Rio de Janeiro e São Paulo, depois em Goiás na década de 70 e, a partir daí desenvolveu suas pesquisas de campo principalmente na Amazônia. “As pessoas pensam que isso é novo, mas não é, a expansão das fronteiras da pecuária na direção da Amazônia tem 50 anos – declarou recentemente.
Bertha Becker era, desde os anos 90, membro do conselho diretor da OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, da qual era também associada emérita. “Sua dedicação para a instituição era total, profunda, como tudo o que ela fazia – comentou o diretor de políticas da instituição e amigo pessoal da cientista, Roberto Smeraldi – Bertha foi uma cidadã 24×7, além de uma das pessoas mais inteligentes que já conheci na vida. Uma inteligência que a levava sempre a farejar as mudanças antes que elas se revelassem. A sociedade brasileira recebe uma herança ímpar e um desafio para décadas: decifrar e desdobrar o patrimônio de sabedoria que ela construiu.”

Fonte: http://amazonia.org.br/2013/07/morre-bertha-becker-a-cientista-da-amaz%C3%B4nia/

O Captain! My Captain!

Por Diógenes Alves, Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
 
 
Falar do longo percurso de Bertha Becker não é trivial.
Mas, nos 20 anos em que tive o privilégio de conviver
com ela, aprendi muito. No início, acompanhando seu
trabalho no Zoneamento. Depois, durante a longa
história do LBA, quando pude trabalhar mais próximo
dela.

Da personalidade, a energia é a imagem mais vívida
que me vem à mente, como também o aprumo e o empenho
para executar seus estudos, avaliações, pareceres.
Aprumo e dedicação inseparáveis da vontade deliberada
de entender os "enjeux" e, ao mesmo tempo, valorizar,
resgatar. Ao longo da longa carreira e da vida, pode
acompanhar como as coisas foram tomando forma e ter
uma visão privilegiada  do que nos custou construir
esse pouco que temos.

Na intelectual, a imagem da geógrafa política e humana
é inseparável da geopolítica. Uma geopolítica capaz de
olhar para fora e para dentro; protagonista das mobilizações
da academia num tempo globalizado, "neoliberal", de
polaridades e certezas confusas; contemporânea da
reunião do G7 de Houston, do novo pacto federativo
de 1988, da Rio 92, do PPG7. Geopolítica que, possivelmente,
mais nos deu alento graças a explanações sobre um mundo
para o qual os esquemas do passado haviam perdido a força.


===============================================

O Captain! My Captain! our fearful trip is done;
The ship has weather'd every rack, the prize we sought is won;
The port is near, the bells I hear, the people all exulting,
While follow eyes the steady keel, the vessel grim and daring:
[...]
O Captain! my Captain! rise up and hear the bells;
Rise up?for you the flag is flung?for you the bugle trills;
For you bouquets and ribbon'd wreaths?for you the shores a-crowding;
For you they call, the swaying mass, their eager faces turning;

domingo, 14 de julho de 2013

Nota de falecimento

Bertha nos deixou!

Faleceu na tarde deste sábado, dia 13 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, a Geógrafa Bertha Koiffmann Becker.
Mente brilhante, pesquisadora irrequieta e mulher admirável, Bertha deixa importantíssima contribuição à Ciência geográfica e à pesquisa na região Amazônica.